Cartilha de Orientação de Acesso - ISPS CODE
Manaus, 30 de Abril de 2017
 
 
  Login  
 
  Senha  
 

 

 

Institucional > Apresentação

 

Localizado à margem esquerda do Rio Negro distante, 13 km da confluência com o rio Solimões, o Porto de Manaus constitui a principal entrada para o Estado do Amazonas.

No fim do século XIX, a explosão da borracha impulsionava cada vez mais o fluxo comercial e trazia grandes lucros para o Estado. Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto equipado com a melhor infra-estrutura e tecnologia disponível na época para dar suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os grandes centros comerciais do mundo. A estrutura existente no local necessitava de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado.

Em 1899 foi aberta a concorrência para a construção do novo porto, mas as obras só começaram em 1902, sob o contrato com a firma inglesa Manaós Harbour Limited.

A implantação do porto pelos ingleses, significou para a sociedade do início do século XX, um movimento de modernidade, que somado ao auge da borracha, ergueu um poderoso comércio em Manaus. O balanço das atividades econômicas desenvolvidas na área portuária pontuava a vida dos manauaras, tornando o local ponto de encontros, onde famílias inteiras passeavam nos fins de semana e se deslumbravam com as chegadas e saídas de navios, festejado e grande acontecimento da época.

O porto, nas primeiras décadas do século XX, representava não apenas um ponto de atividades mercantis, mas também a ligação cultural com o resto do mundo. Todo esse rápido desenvolvimento tornou a cidade de Manaus referência de evolução social, política, econômica e cultural.

Rua Marques de Santa Cruz, 25 - Porto de Manaus/ESC.ARM.10 - CEP. 69.005-050
Fone: +55 (92) 3233-7061 / (92) 3088-5764 / (92) 3088-5769.
Manaus - Amazonas - Brasil

Acesso a Área Privada