São NOVENTA ANOS de Vida, completados hoje, deste homem que se tornou sinônimo de trabalho bem feito, de legado indiscutível e de um companheirismo digno de honra e de todas as homenagens.
LUIZ FERREIRA DA MATTA, que trouxe gravado no seu DNA o Negro, da mãe CHIQUINHA, e o Branco, do pai DIAMANTINO, tem um misto fabuloso de caboclo materno e de um português que veio do outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente do Porto, das terras européias de Portugal, plantar futuro no Brasil, no Amazonas e na cidade de Manaus.
E aqui, em Manaus , o Doutor MATTA, como ficou sendo chamado e conhecido, nasceu, cresceu com seus irmãos, estudou e se casou com sua colega da Turma da Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas, a Doutora TEREZINHA, com quem teve seis filhos.

No enredo da sua brilhante história não faltaram grandes responsabilidades, a partir do Bairro da Cachoeirinha, onde construiu a casa da família, momentos difíceis, luta para se manter de pé, mas também muitas vitórias conseguidas com determinação, seguidas das sempre comemorações com a esposa, filhos e amigos, onde os obstáculos davam lugar à estonteantes rodadas de XPTO amazonense, além de vinhos do lugar de nascimento do “seo” Diamantino. Assim, a vida ficava mais leve para todos.
Além dos livros e tratados jurídicos, o Doutor MATTA enfrentava, e ainda enfrenta, o seu dia-a-dia com rara tenacidade, maestria e, ainda, colocando uma pitada de humor e alegria, ao contar seus intermináveis “causos”, para o regozijo de todos.
Além da devoção à família, é um incansável trabalhador, como atestam seus colegas de longa data, da Marinha do Brasil e de hoje, do Porto de Manaus, muitos deles com amizades cultivadas há mais de 50 anos, onde o convívio profissional se atrelou de vez a eternas e sinceras amizades.
É bom estar ao seu lado e do seu lado, Doutor MATTA. É maravilhoso nos abeberarmos dos seus conhecimentos e experiências, que o amigo tem transmitido à todos nós, sem nenhum medo de nos ensinar, inclusive “os pulos do gato”.
É uma honra estarmos juntos aqui hoje para lhe prestar reverência e respeito, na certeza de que a sua sabedoria e experiência têm nos alcançado, nos fazendo mais humanos e mais pertos do seu bondoso e acolhedor coração, comparado somente ao grande coração de Deus.
Parabéns, pela vida bem vivida, amigo. Pelo seu convívio com a gente, como um perfeito PEDRA NOVENTA.
Muita saúde, nosso decano, e mais vida. Vida abundante!
É o que desejam todos os seus colegas de trabalho e amigos do nosso secular Porto de Manaus.






